quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Perdendo o trem


   Países de Primeiro Mundo, e até mesmo uns de Terceiro Mundo, fazem um uso mensurável do transporte ferroviário de passageiros e cargas. Ainda é visto como uns dos mais eficientes meios de transporte que há. Menos aqui, onde o conceito de modernidade é totalmente diferente e limitado. Pode-se dizer até que o fim do transporte ferroviário se deu por causa do favorecimento do transporte rodoviário, muito lucrativo. Mas nem todos somos beneficiados desse meio de transporte, levando-se em conta as estradas deploráveis do país.
   Viajar de trem é muito mais interessante, mais fascinante; viajar por estradas não tem a mesma graça que só os trilhos, somente eles e nenhum veículo a mais, cortando as montanhas e vales numa vastidão de paisagem, sem contar que não balança tanto quanto nas estradas cheias de crateras. E mesmo se essas estradas fossem boas, viajar num comboio ferroviário ainda é bem mais interessante.
Não se anime! Isso para nós é como se fosse uma lenda.
   Mas o Brasil perdeu o trem, e será muito difícil encontrar algum disposto a reverter isso, já que os nossos governantes, a elite política, vive dormindo em berço esplêndido, sustentados por um povo que vive de migalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores