sábado, 19 de setembro de 2009

Boeing 707 versus Douglas DC-8


Que a Boeing inovou ao conceber o 707, disso ninguém duvida. O avião foi uma tremenda sensação à época; levava duas vezes mais passageiros do que os aviões tradicionais à hélice, e para além disso era um lindo avião que muitos consideram como o mais bonito que a Boeing já produziu (eu, inclusive). Mas também teve um avião fabricado pela tradicional Douglas Aircraft chamado de DC-8, o primeiro jato da fabricante, era uma ave especial, reforçado e extremamente seguro para evitar desastres como dos comet da De Havilland. Embora tenha sido o 707 um sucesso desde início, 150 B707s vendidos contra 133 DC-8s até o final de 1958, ficava claro que o cadillac da Douglas era uma máquina especial, pena que as companhias aéreas não deram atenção a esse fator.
 Um DC-8 da versão 40 em 1961, atingiu a velocidade do som em queda livre durante um voo de testes, a aeronave logo em seguida seria entregue à Canadian Airlines (se fosse um 707, a empresa teria que receber o seguro para depois adquirir outra aeronave para suprir a desintegrada em pleno ar!). Em meados dos anos 60, a Douglas já havia perdido a liderança para a Boeing, e em 1966 a DC anunciou que iria por nos ares o maior avião de passageiros do Mundo, o DC-8 61 com capacidade de 259 passageiros em classe única de serviços, seguido pelo intercontinental -62 e o -63, mas eles logo foram obliterados pelo sensacional Boeing 747, o jumbo, e assim sendo, o último DC-8 foi produzido em 1972. Mas nem tudo estava tão perdido assim não; enquanto o 707 envelhecia por causa da fadiga metálica, o DC-8 se mostrava vigoroso como se tivesse saído de fábrica, suas composições de titânio não precisavam de reforço, e nos anos 80 veio o golpe final contra os 707s; algumas aeronaves da versão 60 receberam motores menos beberrões, menos poluentes mais modernos, etc. Longevidade garantida, se com os antigos motores eles voam até hoje, com os da série 70 eles irão mais adiante. É por isso que vemos mais DC-8s nos ares do que os 707s, e as companhias que o retiram da frota é por renovação, não porque eles não servem mais!
 E então Boeing? O que aconteceste contigo? Eu já sei quem é o melhor.









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